11 fevereiro, 2011

Sentimentos guardados

Ontem estávamos na sala eu, a Nina e o Rafa. Eu batendo um bolo, os dois perto de mim. O Rafa estava gritando, acho que de alegria, sei lá, no meio da brincadeira. Mas estava gritando com gosto! E logo a Marina me solta essa:

- Nossa, mãe, deve ser tão gostoso ser bebê!

- Por que, filha?

- Ah, deve ser gostoso a gente poder gritar quando quer! Sabe, deve ser bom poder soltar o sentimento que a gente tá sentindo! Posso gritar também, mãe?

- Não, não pode, filha, por favor! Já basta seu irmão! Rafa, para de gritar!

E eu fiquei pensando depois em todos os sentimentos que a gente tem que aprender a dominar quando está crescendo. A Nina já sabe que não pode ficar gritando sempre que ela quer, coisa que o Rafa ainda não aprendeu. Mas ela ainda grita quando está brincando lá fora, quando está andando de bicicleta, quando está balançando... Algum dia ela vai parar de gritar nessas ocasiões também. Vai cada dia mais passar a controlar os sentimentos, escondê-los. A raiva, o medo, a euforia, a inveja, a tristeza... Vão ficar todos guardados, disfarçados, e ela vai ser uma adulta equilibrada, normal. Enfim, uma pessoa pronta para conviver em sociedade.

Mas ai, que às vezes dá na gente também uma vontade louca de deixar todos eles escaparem!