28 setembro, 2011

O meu (amado) calendário

O ano já passou da metade e eu esqueci de comentar com vocês sobre o meu lindo calendário!

Pra começar, preciso confessar que eu tenho um problema sério com calendários. Eu AMO calendários! Só que eu sou mega exigente, não é qualquer calendário que me agrada, não!

Nem me venham com calendário de supermercado, açougue, revendedora de gás e água. Esses eu nem aceito, pra não ter que jogar no lixo depois (e me sentir culpada).
Calendário de parede eu até gosto (se for lindo), mas sempre acho complicado encontrar o lugar certo pra pendurar (já que eu não tenho uma cozinha minha, só minha), além de não ser muito prático.

Eu gosto mesmo é dos calendários de mesa. Como não uso agenda (detesto), o calendário da minha mesa acaba sendo o meu guia sobre consultas médicas, reuniões de escola, aniversários, e tudo mais que eu preciso me lembrar. Duro é que eu já passei por tanta chateação por causa disso! A maioria dos calendários tem os dias todos grudadinhos, sem espaço pra escrever nada. Aí não tem jeito, eu recuso também! Ou se ele até tem os dias espaçados, mas não tem foto, nada, me desculpem, não aceito também! Meu calendário convive intensamente comigo na mesa do trabalho por 1 ano inteirinho, registrando todos os meus acontecimentos, então ele não pode ser feinho, baixo-astral!

Cansada de esperar pelo calendário perfeito, no ano retrasado resolvi criar o meu próprio! Vi umas referências bem legais na net, adaptei um pouco aqui e acolá, e fiz meu primeiro calendário pra 2010.



Essa foto na verdade é o calendário da minha mãe, que eu também fiz pra 2010 e adaptei pra 2011, só mudando os meses (colei os desse ano por cima dos de 2010) pois ela queria continuar com ele, por causa das fotos que eu usei.

Então pro dela eu usei a base de um calendário de mesa bom que ela tinha, tirei as páginas, o espiral, cortei os “feinhos” de onde tinha o espiral e forrei com papel de scrapbook. Coloquei duas argolinhas (que comprei na loja de materiais de artesanato), cortei folhas de scrapbook ao meio (pra economizar, assim com um kit de 12 folhas fiz os dois calendários, o meu e o dela), colei os meses (que eu mesma fiz no Excel, na raça, com o espacinho do jeito que eu queria pra poder escrever minhas coisas) e coloquei uma foto em cada mês. Sim, as fotos eu havia mandado imprimir em papel de foto mesmo (não muito grandes), pra depois poder guardar quando acabasse o ano. Pra não ter que colar as fotos e assim estragá-las, vi mais ou menos onde queria que a foto ficasse, marquei com uma régua um traçadinho em cada ponta e fiz os cortes, onde são encaixadas as pontas da foto. Assim ela não fica totalmente presa, mas posso reutilizá-la. No meu calendário de 2010 (que já não existe mais) a Nina deu o toque final, escrevendo com canetinha gel os nomes dos meses (com aquela letrinha linda de criança, que eu amo, acho super charmoso) e fazendo desenhinhos de estrelinhas, corações, e outros (no mês do aniversário do pai ele desenhou carrinhos, hehe) no fundo de papel de scrapbook. Ficou lindo! Pelo menos eu achei, e é isso que importa, já que sou eu quem convive com o calendário, né? Só que a nhonha aqui não tirou nenhuma foto do pobrezinho pra contar história.

Quando 2010 estava terminando, eu já comecei a bolar o de 2011. Será que eu usaria fotos de novo? Eu amei a ideia das fotos, era tão bom ter uma lembrança das crianças sempre aqui comigo, e mudando todo mês! Mas eu queria algo diferente. Aí lembrei que tem bastante “arte” que eu e a Nina fazemos às vezes, assim, de bobeira sobrando lá em casa. E resolvi usá-las esse ano no calendário. Claro, acabamos criando algumas novas também, pra deixar os meses mais temáticos, mas eu sei que a gente se divertiu fazendo o calendário juntas de novo. E esse é o calendário de 2011:



Detalhes sobre ele:

Janeiro: Calor, férias, verão, a Nina desenhou muito sol e bicicletas voando no céu com aquarela. Eu amei!

Fevereiro: Carnaval (que no final esse ano acabou sendo em março, abafa o caso), desenhamos e pintamos máscaras e serpentinas com lápis aquarelável e aquarela. Esse no final eu não gostei muito, já que não gosto de carnaval, nhé! Ano que vem esse tema será abolido, sem dúvida!

Março: Usamos um estêncil de folhas que já tínhamos em casa e pintamos as folhas nas cores do outono (por isso que o carnaval não veio parar aqui, porque pra mim, antes do carnaval, o importante é lembrar do outono).

Abril: Esse a gente já tinha, são experiências minhas com aquarela. É o mês de aniversário da minha mãe, as rosas são pra ela.

Maio: Esse a gente também já tinha, e como em maio é o dia das mães achamos ele ideal, por causa dos corações e flores...

Junho: Festa junina, lógico, pintamos bandeirinhas coloridas.

Julho: Frio, frio, achei que esse desenho do Rafa feito com lápis e giz combinava, além de ser o mês do aniversário dele, claro.

Agosto: Esse a gente também já tinha, das experiências com aquarela, achei que combinava. Também é aniversário do meu pai, e achei ele assim mais masculino.

Setembro: O que tem em setembro mesmo minha gente? A primavera, claro, delícia!!!! Então a Nina fez essa pintura em homenagem a ela!

Outubro: Em outubro é o dia das crianças, então estampamos as mãos das minhas duas crianças no papel. Amei! Vou adorar olhar pras mãozinhas deles em outubro!

Novembro: A gente já tinha essa “experiência com aquarela” e acho ela linda, achamos que combinava com novembro, que tem cor, calor e confusão de final de ano (prova, natal chegando, férias chegando, rematrícula, reuniões de escola, correria). Sem querer até o nome do mês saiu confuso. A Nina que fez, ao invés de escrever o nome do mês subindo ela escreveu ele descendo, e ficou chateada quando percebeu, mas eu achei foi lindo, original, tudo a ver com o resto da confusão. Não tenho dúvidas de que em novembro eu vou estar me sentindo no meio dela.

Dezembro: Criamos uma noite com pinheiros e estrelas, pois não tem jeito, o foco do mês é o natal.

Bom, os nomes dos meses foram escritos com canetinha pela Nina com uma régua dela que tem as letras assim vazadas, pra funcionar como um estêncil. Achei ótimo, também. E a base do calendário é a mesma do ano passado, feita com restos de caixa de brinquedo e forrada com papel de scrapbook.

Puts, o post ficou imenso, desculpem! Mas eu queria que todo mundo se sentisse confiante de que pode criar o seu próprio calendário também, basta ter vontade, pesquisar um pouco e perder o medo! E pensar o que é importante pra você, o que você gosta, o que você queria ver todo dia. Essa é a parte mais divertida!

Eu amo, amo, amo o meu, que é só meu, do jeito que eu quero e preciso, e é ele que me acompanha nesse ano inteiro.

E claro, já estou pensando no de 2012! Eba!

23 setembro, 2011

Ela chegou de novo! Que bom!


E hoje já é de novo o primeiro dia da primavera!

Que delícia! Sejam bem-vindos o calor, o sol, os dias mais longos...
A natureza se renova, vamos aproveitar e fazer o mesmo? Que tal pensar em um novo curso, um novo livro, uma nova dieta, uma nova atividade física, novos amigos?

Boa primavera pra nós que estamos no hemisfério sul (e meus amigos queridos que estão no hemisfério norte, curtam o outono, que também é uma estação tão bonita)!

Beijos!