24 junho, 2010

O que o bebê sente e faz na barriga nos nove meses de gestação – parte 1


Quando a gente fica grávida logo pensa em como é o bebezinho que está na nossa barriga, o que ele já sente, essas coisas. E ficamos a gravidez toda assim, procurando saber o que se passa lá dentro.

Quando eu estava grávida do Rafa eu li duas matérias sobre esse tema num site alemão (www.urbia.de) que eu amei, e vou traduzir resumidamente pra vocês aqui.

Primeiro eles explicam que as emoções da mãe influenciam pra caramba o feto em formação. Pesquisas revelam que bebês desejados têm desenvolvimento cerebral melhor do que os de mães que passam muito stress ou depressão durante a gravidez. Estudos usando ultrassonografia das mais modernas conseguiram registrar expressões de medo, encolhimento do feto, desgosto ou então de prazer, até sorrisos, dependendo do estado emocional da mãe (os fetos em questão tinham 28 semanas).

O primeiro sentido desenvolvido pelo feto é o tato, o que ocorre já com 50 dias de gestação. Ele já se sente envolvido no líquido amniótico, sente o trabalho dos órgãos da mãe. Com doze semanas o feto já possui mãos e pés com dedos que contam com celular nervosas táteis. Até a 17ª semana toda a pele já é sensível ao tato.

Há indícios de que a partir da oitava semana de vida o feto já sente dor, mas essas conexões nervosas só ficam completas na 21ª semana. Hoje é chocante pensar que nos anos 70 os médicos acreditavam que os bebês prematuros eram surdos, cegos e não sentiam dor. Eles chegavam até a serem operados sem anestesia.

A partir da 17ª semana o feto desenvolve o senso de equilíbrio. Ele então já consegue sentir quando a mãe muda de posição.

Toda grávida percebe em algum momento da gestação que quando uma porta bate ou quando tem algum barulho mais alto o bebê se mexe na barriga. Entre a 18ª e 25ª semana a audição do bebê começa a funcionar. Fetos de 4 a 5 meses já podem até demonstrar preferências musicais, geralmente eles preferem canções calmas a agitadas.

Entre a 20ª e a 28ª semana o bebê começa a ter períodos de sono. Geralmente eles passam o dia tirando cochilos de 20 minutos. É nessa época também que o bebê termina de desenvolver os outros sentidos, a visão (ele já distingue claro e escuro), o olfato e o paladar. Ele já sente tudo o que um recém-nascido sente: reage a movimentos, barulhos, sabores e à luz.

Então se o bebê já sente tudo isso ainda no útero, será que a gente consegue interagir com ele?

Nessa matéria eles explicam que sim, que existem até “universidades de bebês” nos Estados Unidos e no Japão, onde as mães aprendem truques para deixar o bebê mais esperto. Ele já pode aprender palavras, e até números. Por exemplo, a mãe diz “3” e dá três cutucadas na barriga.

Mas especialistas condenam esse tipo de atitude, pois dizem que a maior parte do tempo o feto dorme no sono do tipo REM, e que não é conveniente ficar acordando o coitado. O melhor para o feto é o sossego e a tranqüilidade para poder se desenvolver direito.

Uma outra matéria dá algumas dicas bem legais de como você já pode agradar o seu bebê mesmo enquanto ele ainda está na barriga.

Primeiro é em relação à alimentação da mãe. O bebê no útero já consegue sentir o paladar dos alimentos que a mãe come através do líquido amniótico. Ele sente o gosto que se espalha de leve no líquido após a refeição da mãe. Já a partir da 28ª semana percebe-se que o gosto preferido é o doce e o que eles menos gostam é do amargo.
Mas isso não quer dizer que a mamãe só deve comer doce! É até bom comer de tudo um pouco para que o bebê já vá se habituando aos sabores ainda no útero. Uma pesquisa propôs a algumas gestantes que elas comessem anis durante a gravidez, e mais tarde foi constatado que as crianças dessas mães eram mais tolerantes ao sabor do anis do que as de mães que não o fizeram.
Outra questão é que não se deve comer comida muito pesada na gravidez, pois assim o corpo da mãe concentra todo o seu metabolismo na digestão, e deixa o bebê em segundo plano, fazendo-o se sentir desconfortável.

Continua amanhã...

44 comentários:

Lu disse...

Dani,

Que lindo! Dá até vontade de sentir tudo isso! Amei!

Je disse...

Por isso desde esse momento é preciso falar só coisas positivas e já dar muito carinho pra criança. AGora fico imaginando aquelas mãe q bebem, fumam e td mais...nem dá pra acreditar.
E concordo com a Lu, dá vontade de sentir td isso...

Anônimo disse...

Estou grávida de 20 semanas, meu primeiro filho. É algo indescritível...ele mexe muito. Estou muito feliz!
Não vejo a hora de olhar pra ele ou ela nas minhas mãos.

Vani

Marianne Borges disse...

estou gravida de 28 semanas,meu primeiro filho ... ele mexe muito estou muito feliz e nao estou vendo hora de olhar pra ele e dizer o quanto AMO

Déia disse...

Sua matéria é bem explicativa, estou grávida de 7 meses, e o meu bebê, gosta quando canto ou coloco música suaves para ele, falo muito com ele,e ele rege mexendo bastante, quando escuta a voz do pai,ele mexe bastante, minha barriga fica até torta de tanto que ele mexe estamos muito felizes, é o nosso primeiro filho, agradecemos a DEUS por tudo!!!!

Anônimo disse...

Tô na segunda gestacao e to com 16 semanas como e meu segundo eu ja comecei sentir meu bb bem antes do esperado mais minha vida ta passando por uma reviravolta danada.quando estou triste sinto ele muito quieto mais quando começo abrir meu coracoe pra ele.o bb se meche muito ou mesmo quando minha filha começa mexe com ele e como se ele tivesse sentindo ciumes dela quando ela ta nos meu braços.e muito gostoso essa sensacao d disputa entre eles.

priscilla disse...

que lindo nao vejo a hora do meu bebe mexer que lindo mesmo

Anônimo disse...

To gravida de sete semanas e meia e minha linda bebe me surpreende a cada dia nas ultras da xauzinho e esconde o rostinho aimmm muito linda mesmo amei a matéria tbm tirou muitas duvidas minhas bjs

luhsouza disse...

Muito bem explicada esta matéria. Estou com 25 semanas da minha primeira filha,que se chamara Mariah Luiza. Confesso q nao foi planejada,e no começo eu me sentia distante,mas quando eu senti ela mexer pela primeira vez,decidi q ia ama-la mais q tudo nessa vida. E ela retribui me chutando mt Rsrsrs. Deus abençoe nossos bebes...

Anônimo disse...

Adorei a materia to gravida de 25 semanas e meu bebe faz um festa dentro de mim ele meche mto....to amando isso,pq tbm e minha primeira gestacao....
Bju

Anônimo disse...

estou gravida de de quase cinco, meses e sinto a minha filhinha mexendo muito. principalmente quando eu coloco pra tocar o "gummy bear" parece que ela fica bem mais agitada iaiuhaiuhaiuha:] ps:adorei a matéria:)

Anônimo disse...

Estou gravida de 7meses do meu primeiro filho ,um lindo menino ele mexe bastante principalmente a noite quando deito.
E so de escutar o pai conversando comigo no telefone ele faz uma festa eu acho lindo.
Que deus o abencoe,estou anciosa pra ver o rostinho dele e dizer que eu o amo todos os dias. Fernanda

Anônimo disse...

Achei mt bonito.. :(, estou mt feliz pq estou gravida é minha primeira gravidez mas parece q o pai da criança faz de td pra me deixar mal, ate.ficava me assustando de.proposito isso as vzs me deixa triste.. Mas meus irmaos e meu pai e minha mae estao mt feliz..

Anônimo disse...

Estou de 4 meses mais meu bebê ainda não mexeu..esta é a minha primeira gestação.porque será que não. sinto o meu bebê mexer ainda?Minha barriga também quase nem aparece e ao invés de engordar eu acabei emagrecendo

Anônimo disse...

Meu bebê começou a mexer na 18 semana. Estou com 19. É muiiiito bom!! Gostei da parte que diz pra se alimentar bem pra não deixar o bebê pra segundo plano.

Anônimo disse...

Eu estou de 18 semanas de gestacao e ainda nao sinto a minha meniniha mexe.mais nao vejo a hr de senti ele se mexe deve ser muito emocionante bj para todas as mamaes

Anônimo disse...

estou gravida de 6 meses e minha filha mexe muito, ela adora musica bem agitada, ela dorme muito o pai dela de noite fica mexendo na barriga pra ela mexer pra ele sentir, ela qnd se embola pra cima ou debaixo das minhas costela nossa, rsrsrs mais amo minha filha qnd mexe bastante, alias ela começou mexer qnd faltava 1 semana pra fazer 5 meses e a barriga nao cresceu muito.

Anônimo disse...

-Materia bem feita amei, estou na minha segunda gestação no 7 meses , sinto ah falta do carinho do meu esposo na minha barriga, hje ñ estamos mais juntos ele mim dexou , jah gravida mas vou vencer sei muito feliz com meus filhos.na pimeira gestação quando ele falava.tocava minha barriga o bb mexia d mais mesmo saudades !

Anônimo disse...

-Materia bem feita amei, estou na minha segunda gestação no 7 meses , sinto ah falta do carinho do meu esposo na minha barriga, hje ñ estamos mais juntos ele mim dexou , jah gravida mas vou vencer sei muito feliz com meus filhos.na pimeira gestação quando ele falava.tocava minha barriga o bb mexia d mais mesmo saudades !

Anônimo disse...

Minha mulher esta gravida de 8meses deum guri e eu nao vejo a hora de abracar ele parece que nao chega a hora!

Anônimo disse...

estou com 7 semanas é minha 1 gestacao...nao vjo a hora d saber o sexo e sentir o bb mexer na minha barriga...meu marido coloca o ouvido na minha barriga e diz ouvir um barulhao la dentro...sera q é o bb ou é minhas "lombrigas"(kkk)....to super anciosa p sentir e ver ele...

Anônimo disse...

Estou de 4 meses nao tenho barriga nao pareso esta gravida, quero muito ve minha barriginha e senti o presente q Deus mim deu*****ti amo minha vida

Anônimo disse...

Estou gravida de 7 meses,e e um menino ele se chamara Angelo ,ele mexe muito e ainda mais quando o pai estar perto ,nao vejo a hora de ta com o meu principe nos meus bracos

Selma.Emeth disse...

Puxa, que matéria legal! Adorei as informações! Obrigada por compartilhar conosco!
Estou de 14 semanas, de gêmeos... ainda não sinto eles mexerem, mas já interajo com eles e vejo o quanto isso é importante.

Anônimo disse...

Materiia iinteressante ,euu estouu graaviida de 7 mêses ,minhaa fiilha e uuma meniinaa se chaamara 'Mariia Aliice 'agradeço a deuus toodoos os diias pelo presente quue elle me concedeuu ,minha filha mexe muiito ,euu converso com ella toodoos os diias ,ella reagi me chutaando ,e quuando ouvii a voz do papaai della ella fica tooda agiitada ,e minha priimeiira graviideez ,quuando deiito de ladoo ella fiica mee chutanndo pra miim viira de frentii ,me emociono quando eu converso coom ella e ella respondi me chutando e mexendo bastante ,deuus e perfeiitoo ,adooroo seer mãae ,conto oos diias e a hora pra miim veer o rostinho da miinhaa princesaa "!

Anônimo disse...

estou com 17 semanas minha barriga ja aparece um pouquinho e acho q sinti meu bebe mexendo....eh tao gostoso....rsrs qndo meu marido coloca o ouvido na minha barriga ele ouve um barulhao tbm...deve ser o nosso anjinho ...to anciosa p saber o sexo pois ainda nao sei....nao vjo a hra d ver meu amor....estamos tao felizes........ BIA

Anônimo disse...

amei .. estou de 25 semanas e uma manina ela mexe muito ..embora to de repouso .. mais bem feliz

Anônimo disse...

Amei...
nao vejo a hra do teste de gravidez dar positivo... minha vida mudara totalment ;)...
#anciosa

Anônimo disse...

estou com 26 semanas...super anciosa pra conhecer o meu lindo arthur.
tomara que chegue logo o mês de maio.kkkkk

Anônimo disse...

Estou gravida de mes e meu seg filho tenho a thayna com quatro anos e meu esposo e eu estamos muiito felizes ja sinto ele mexer bastante quando eu estoum felis meu espozo que r um menino eu tanto faz o impotante e vim com saude e isso ai um abraco.

jaqueline disse...

Vou ser mamae pela primeira vez e estou mtmt feliiz eh uma coisa mtmt booa eh inesplicavel descrever oq siinto rs nao vejo a hra de ver o rostinho do meeu principe Pedro Lukas ele se mexe tanto tanto engraçado eh qnd ele tiira o diia p jogar futebol kkka ele chuuta mt ... bjus

Anônimo disse...

Muito legal adorei.

Anônimo disse...

materia interessant,estou no meio do 3o mes e ja senti ele mexer mas ultimamente jinga mto hehehe o pior è k me faz comer mtooooo...tds dizem k è rapaz pk como mto,meu deus!ate acordo d madrugada p comer.mas eu e o pai tams mt felizs,pena k ele vive mt longe d mim.bjs e flicidads p tdas maes e pais

Anônimo disse...

Tbm estou muito feliz..meu Davi mexe bastante estou de 28 semanas rs é muito gostoso sentir nossa e quando o papai conversa com ele e poe a mao na barriga ou qdo o papai conversa comigo ai que ele pula msm rsrs te amo meu principe!!!!!!!

Anônimo disse...

Amei demais essa materia , estou de 34 semanas e 5 dias , estou anciosa demais demais pra ver minha princezinha , ela mexe fora do normal nao sussega um segundo no dia ate imagino quando nascer vai da um trabalho , rs! Converso muito com ela so que ela nem me da atençao , agora com o papis feio dela e mo coisa incrivel mesmo tenho varios videos , ele conversando com ela e ela quetinha ai ele para de conversa ela mexe demais , so vendo pra acreditar , e ela mexe mt tambem na hora de durmi eles dois sempre dormem juntos sempre ele dorme com a mao na minha barriga e ela nao sussega ! Estou amando ser mamae , e estou contando os dias pra ver ela ! E obg pela materia tirei uma duvida rs , boa sorte mamaes que Deus abençoes nossos babys

Anônimo disse...

Adorei ler tudo isso ..vou ser mãe pela primeira vez e sempre procuro saber coisas sobre o que acontece dentro da gente ..bjos

Anônimo disse...

rsrs eu tou de 25 semanas nussa minha nenem mxe demais,passa o dia intero me chutando e se mexendu anoite entau nem se fala ja passei tres noites sem durmi pq ela tava chutando muito...

Unknown disse...

Amei

Anônimo disse...

Estou de 26 semanas, passei por uma briga muito feia com meu edposo, so sabia chorar, nesse meio tempo, ela se mexia de mais, acho que taca sentindo o que senti, mas agora estamos bem graças a Deus, parabens, pela materia!!

Unknown disse...

estou com 7 meses tambem do meu tercero filho ,tenho 2 meninos e agora vai ser menina se chamara Esther,nao vejo a hora da minha bb nascer pra eu ver o rostinho dela e encher de mimo,kkkk,.boa hora pra todas as mamaes e felicidades pra vcs.........

Unknown disse...

Mamãe de primeira viagem e indo ao inícios dos 2 meses , muita emoção , não vejo a hora de sentir meu bb começar a chutar , tão pouco tempo mais já amo , mais do que a mim mesma .
#Thalles ou #Lara ?

Unknown disse...

Deve ser triste demais. ..não gosto nem de imaginar

Unknown disse...

Estou de 10seanas e já sinto um pouco meu bebe se mexer esse anjinho me fez mudar e muito já amo desde já converso com ele ou ela na minha barriga e sinto dar umas mexidinhas de leve te amo meu bebezinho

Unknown disse...

Meu esposo fala que ouve barulho de peixinho nadando,estou grávida do meu segundo minha filha ta amando e só ta to começo nao vejo a hora de começa a mexer bastante pra ela ficar sentindo a minha bebê ta bem saudável graças a Deus
13 semana