28 junho, 2010

Limpando o rosto com óleo

Nessa minha fase natureba eu estou tentando substituir produtos de higiene muito químicos por outros naturais ou no mínimo menos cheios de substâncias duvidosas. E lá no Simple Mom (um dos sites listados aqui no blog) tem várias dicas naturais, e uma que eu testei e amei foi limpar a pele do rosto com óleo. Sim, caros leitores, ao invés de lavar o rosto com sabonete eu uso óleo!

- Éca, tá doida!
- Vixe, tadinha, pirou de vez!
- A Dani tá radicalizando no naturebismo!

Não pessoal, não pirei não, e a coisa toda faz sentido. Em primeiro lugar o óleo não é o de soja de cozinha, mas é uma mistura de dois óleos, óleo de rícino e azeite de oliva extra virgem. Então dizia lá no site que a nossa pele tem uma oleosidade natural que é feita para proteger a pele da gente, mas que a gente teima em arrancar todo dia lavando o rosto com sabonete, pra depois ter que hidratar tudo de novo com cremes e mais cremes. Como é sabido, para se dissolver um produto é necessário um produto semelhante. Os à base de água são dissolvidos em água e os à base de óleo de dissolvem no óleo. Então, pra retirar sujeira da pele, é necessário um óleo que seja compatível com a nossa oleosidade natural, que é o papel do óleo de rícino. E o azeite de oliva extra virgem ajuda a manter a hidratação. Assim, a pele não sofre a agressão do sabonete e a tendência é que a oleosidade natural se equilibre.

Tudo explicadinho, vamos à forma de uso?

Então você deve comprar na farmácia um vidrinho de óleo de rícino (deve custar entre R$ 2,00 e R$ 3,00) e em casa misturar com o azeite de oliva extra virgem. A proporção é a seguinte:

- Para peles normais: meio a meio
- Para peles oleosas: ¼ de azeite para ¾ de óleo de rícino
- Para peles secas: ¼ de óleo de rícino para ¾ de azeite

Podem ser feitas variações, não precisa ser essa quantidade exatinha, mas basicamente quanto mais azeite, mais hidratada a pele vai ficar. Nos primeiros dias eu usei a fórmula para peles oleosas, pois minha pele era mista, mas já depois de uns 3 dias eu senti que ela estava seca e passei a usar a fórmula meio a meio. E ficou ótimo, eu só mudei há alguns dias atrás por causa do frio do inverno, coloquei um pouco mais de azeite pra minha pele ficar mais hidratada.

Então você deixa o potinho lá no banheiro e quando for tomar banho, ainda com o rosto e as mãos secas, espalha um tantinho de óleo (não precisa ser muito) no rosto, massageando. Esse processo leva mais ou menos 1 minuto. Depois você pega uma toalhinha pequena e molha na água do chuveiro bem quente e coloca a toalhinha sobre o rosto, pra abrir os poros da pele, e fica com a toalhinha no rosto até ela esfriar, o que demora mais ou menos um minuto também. Daí dá uma torcida na toalhinha e usa ela pra retirar o óleo da pele. Pode tirar tudo mesmo, se ficar óleo no rosto a pele vai ficar oleosa. E pronto, pode tomar seu banho normalmente. Eu parei de usar qualquer tipo de sabonete ou creme no rosto desde que estou usando o óleo, e não sinto a menor falta. E eu senti que a minha pele ficou mais uniforme, menos manchada, e até mais firme. Tem amigas minhas que disseram que estão devagarzinho tirando até marcas de expressão com o uso do óleo. Estão até chamando ele de Dani’s Miracle Oil, hahaha!
Mas se você quiser usar um creme depois do óleo também não tem problema, o intuito dele é realmente substituir o sabonete, que é o que prejudica a pele tão sensível do rosto.

E o melhor de tudo, é muito barato e muito natural! Você está usando na sua pele dois produtos comestíveis (embora o óleo de rícino seja um laxante) que não fazem mal algum a você nem à natureza!

Quem já usou por favor comente, pra não acharem que sou eu a única louca, hahahaha!

Beijos!

4 comentários:

Je disse...

Eu comecei a usar, confiando desconfiando...
Óleo tirar oleosidade da pele hummm
Mas é incrivel, a pela fica uma beleza. Minha pele estava bem oleosa e manchada, agora ta bem melhor.
O Dani’s Miracle Oil é um milagre hahaha

Monique disse...

Esse óleozinho nunca usei, até pq, do jeito que amo azeite de oliva, é capaz de comer tudo, hehe! Mais uma diquinha natureba que tenho é usar mel com açúcar para fazer esfoliação, serve para o rosto e para o corpo. Abraços, amigues!

Eliane Felisbino disse...

Ontem testei o azeitinho...hum, pareceu-me muito bom. Não, não comi.

Lucia disse...

Eu começei a usar nas mãos esfrego o óleo com algodão e notei que a pele e as manhchas de sol estão clareando eu vou 1 mes esfregando de manhã e a noite para ver se sai todas as manchas eu tenho 57 anos e não gosto das manchas que aparece com a idade devido ao sol que tomei quando era + nova.creio que dará certo pois esse oleo faz milagres.