22 junho, 2010

Amor embrulhado pra presente



No sábado dia 19 foi o aniversário de 8 anos da Nina. Nossa, como está grande a minha menina, parece que foi ontem que eu estava grávida dela, toda ansiosa!

E como estamos tentando diminuir o consumismo em casa (que já não é muito) e transformar emoções e recordações em presentes (porque afinal de contas é isso o que realmente importa) esse ano seguimos a dica de um site (que eu já não sei qual é) pra fazer o presente da Nina. No site tinha algumas dicas de como dar presentes que não são caros (ou que não custam nada) e são significativos.



Então colocamos todo o nosso amor embalado num vidro pra ela. Pegamos um vidro vazio bem bonitinho que eu herdei aqui da “arrumação da cozinha/copa 5S” na editora e colocamos 50 coraçõezinhos coloridos nos quais estão escritos os “50 motivos porque te amamos”.

Entre eles:

1) Você é uma pessoa especial!
2) Você é muito inteligente!
3) Você é linda!
4) Sua risada e seu sorriso iluminam nossa vida!
5) Você é uma boa amiga de todos!
6) Você está sempre alegre!
7) Você sempre diz o que sente e pensa.
8) Você ama a gente.
9) Você é uma ótima irmã!
10) Você se esforça na escola.
11) Quando você dorme parece um anjo!
12) Você é tão carinhosa!
13) Você é responsável!
14) Você foi nossa primeira filhinha!
15) Você faz de tudo pra deixar a gente feliz.
16) Você adora matemática!
17) Você é corajosa.
18) Você sempre escuta quando te explicamos alguma coisa.
19) Você ama os bichos e a natureza.
20) Você é bondosa.
21) Você é curiosa...





Ficamos eu e o maridão na sexta-feira até 1 da manhã escrevendo e recortando coraçõezinhos.

A princípio achei que talvez ela não fosse gostar, que preferisse um brinquedo, mas quando ela abriu o pote e começou a ler as mensagens conseguimos perceber o quanto foi importante pra ela. Ela ficou boba de saber que havia 50 coraçõezinhos, e eu ainda disse que era pouco pra tantas qualidades que ela tem, que no ano que vem vou ter que escrever mais 50! E ela leu um por um, bem devagarzinho, absorvendo e curtindo tudo aquilo. Eu disse que ela pode deixar o potinho em algum lugar de acesso fácil no quarto, pra ela poder ler sempre que quiser, e se lembrar de como ela é especial.

Tem um livro maravilhoso sobre educação chamado “O segredo das crianças felizes” de Steve Biddulph que eu sempre leio, e o primeiro capítulo do livro diz assim: "você hipnotiza seus filhos todo santo dia, podia pelo menos fazer isso direito"!

Ele explica que até certa idade a criança acredita que o pai e a mãe são como Deus, que eles sabem de tudo e sempre falam a verdade. Então quando num momento de raiva os pais falam assim:

- Você é um porcalhão!
- Você é um estúpido!
- Você nunca vai ser nada na vida!
- Como você é tímido!

A criança acredita e transforma isso em verdade. Mas que se a gente reforçar sempre as qualidades da criança é isso que vai ser verdade pra ela. Então a gente procura fazer isso sempre, e esse presente é mais uma forma de afirmar todo o amor que temos por ela.

E pensando bem, quem é que não queria ter um pote desses?

4 comentários:

Je disse...

Nossa Dani...muito lindo.
To até com os olhos marejados..

Renata disse...

oi sobrinha e afilhada...
achei muuuuuito legal esse presente... a idéia em si e tudo em volta. Muito mesmo. Mandei pro Dé e pra Lisa (lembra?), e lógico, pra minha amiga Rose, com quem reparto tudo que me é importante!
beijo grande
Tante Nate

Eliane Felisbino disse...

Dani, cada dia gosto mais do seu blog.
A forma como você educa sua filha é show de bola.

Bi disse...

Caramba!!!!

Que lição de amor!
Adorei a idéia e a iniciativa de vocês...
Lindo mesmo! Parabéns! =)

P.S: Deu até vontade de chorar, de verdade...