29 junho, 2010

AVAAZ

Acho que foi a Sandra quem me passou o primeiro e-mail com um convite pra participar de uma petição da AVAAZ contra a corrupção no Brasil. Eu me cadastrei no site e passei a assinar uma série de petições para a aprovação da Lei Ficha Limpa no Brasil, meio descrente no começo. Eu achei que esse tipo de petição online não teria força, mas mesmo assim assinei. Logo me chamou a atenção o fato de que uma pessoa não pode assinar a mesma petição duas vezes com o mesmo endereço de e-mail, então eu vi que a coisa era séria. Que quando a AVAAZ diz que conseguiu 2 milhões de assinaturas para aprovação da Lei Ficha limpa isso aconteceu mesmo, e que eram dois milhões de pessoas, e não 2 milhões de votos apenas. Essa votação foi decisiva para que fosse aprovada a lei contra a corrupção para valer ainda nas próximas eleições, e eu considero uma grande conquista dessa organização.

Mas eles não pararam por aí, alguns dias atrás eu recebi uma enquete do grupo pedindo minha opinião sobre quais assuntos eles devem abordar a seguir, quais eu achava mais ou menos importantes, etc. E eles estão realmente opinando no mundo todo, nas questões mais importantes, fazendo valer a voz das pessoas. Hoje recebi um e-mail pedindo voto para defender o código florestal brasileiro de uma votação que está ocorrendo com o intuito de enfraquecê-lo. E pensei em compartilhar com vocês esse site, para que vocês conheçam melhor o trabalho do grupo. E eu sugiro que todos se cadastrem no site para receber informações sobre as últimas petições em andamento, para poderem participar e saber um pouco melhor sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

http://www.avaaz.org/po

Abaixo está uma descrição da AVAAZ que eu retirei do site deles:

Avaaz.org e uma nova rede de mobilização global com uma simples missão democrática: acabar com a brecha entre o mundo que nos temos, e o mundo que queremos.
"Avaaz" significa “voz” em várias línguas asiáticas, européias e do Oriente Médio.
A maioria das pessoas do mundo querem proteções mais fortes para o meio–ambiente, um respeito maior pelos direitos humanos, esforços concretos para acabar com a pobreza, corrupção e Guerra. Contudo a globalização enfrenta um deficit democrático enorme enquanto as decisões internacionais são formadas pelas elites políticas e inúmeras empresas privadas – – não pelas visões e valores de pessoas no mundo.

A tecnologia e a Internet permitiram que os cidadãos se conectem e se mobilizem como nunca visto antes. A ascensão de um novo modelo de democracia participativa, guiado pela sociedade civil através da Internet está mudando países da Austrália às Filipinas aos Estados Unidos. Avaaz trouxe essa tendência para a escala global, conectando pessoas além das fronteiras e trazendo uma nova voz para a política internacional que antes era inacessível para a população.

Unidos por um ideal de justiça e paz, a Avaaz se tornou uma maravilhosa comunidade com pessoas de todas as nações, culturas e idades. Nossa comunidade diversificada é ligada pela nossa preocupação com o mundo, e um desejo de fazer o que pudermos por um mundo melhor.
Em apenas um ano, Avaaz cresceu com mais de 4,9 milhões de membros de cada nação do mundo.
O foco do nosso trabalho é a nossa lista de email operada em 13 línguas. Ao se inscrever para receber nossos alertas, você será alertado semanalmente sobre problemas globais urgentes, junto com um chamado de mobilização oferecendo uma oportunidade de você participar de uma ação global organizada sobre o assunto. Os membros da Avaaz se mobilizam de forma ágil, oferecendo uma pequena quantia de tempo ou dinheiro, que combinado com as milhares de outras pessoas pelo mundo, geram uma poderosa força coletiva. Em poucas horas podemos emitir centenas de milhares de mensagens aos líderes políticos em um encontro internacional sobre o aquecimento global, organizar centenas de manifestações pelo mundo para impedir um genocídio, ou doar centenas de milhares de euros, dólares e ienes para apoiar protestos nao–violentos na Birmânia (Mianmar)> (...)
Em apenas três anos, nós crescemos para mais de 4,9 milhões de membros, e começamos a ter um impacto real na política internacional. A revista “The Economist” diz que o Avaaz tem o poder de criar “um chamado ensurdecedor para despertar os lideres mundiais", The Indian Express anunciou boas vindas “para a maior rede de mobilização online do mundo” e o ganhador do Prêmio Nobel Al Gore diz “A Avaaz é inspiradora e já começou a fazer a diferença.”



Então é isso, eu acho que essa é a maneira mais prática de participar de questões políticas e ambientais que já existiu. Que tal participar também?

Um comentário:

Í. disse...

É isso aí, Dani! Eu colaboro com as campanhas da Avaaz faz tempo, e acredito sim que a gente pode fazer (nem que seja uma mínima) diferença.
beijoooooooo
Sisi