26 junho, 2010

Momento Jeleinha: Fazendo iogurte natural em casa

Eu quero levar uma vida mais natural e mais frugal, então nada melhor do que comer iogurte natural feito em casa. Pesquisei e descobri como se faz, e é super fácil. Você vai precisar de:

- 1 litro de leite (integral)
- 1 copo de iogurte natural (eu uso o integral também, não sei se desnatado funciona)
- 1 recipiente com tampa

Então é só esquentar o leite numa panela até quase ferver. O ponto certo é quando você consegue deixar o dedo no leite por no máximo 10 segundos. Se ficar mais quente que isso o calor vai matar as bactérias do iogurte responsáveis pela fermentação, e se for mais frio elas não vão acordar pra transformar o leite em iogurte.

Estando na temperatura certa, é só adicionar o iogurte e mexer. O segredo agora é colocar tudo num pote com tampa e deixar descansando num lugar bem quentinho. Eu coloco o iogurte num pote de vidro, então pra ficar mais quentinho eu esquento o pote colocando água fervente dentro dele antes de colocar o iogurte. Assim também já esteriliza o pote. Depois coloco meu iogurte numa sacola térmica (da ave natalina do final do ano, êêê) e coloco isso dentro do forno (desligado, minha gente, senão derreteria a sacola) só pra ficar longe do friozinho ambiente de Curitiba e das correntes de ar. Na net dizia que após 6 horas já está pronto, mas eu sempre deixo da noite pro dia. Parece que quanto mais tempo o iogurte se mantiver quentinho melhor, ele fica mais cremoso. Eu vi que tem gente que prepara só meia receita e coloca o iogurte numa garrafa térmica (que é usada só no preparo do iogurte, senão ele fica com gosto de café, hehe), imagino que deve ser o ideal.

Enfim, no dia seguinte quando eu abro o pote tem 1 litro de iogurte natural prontinho, e mais um pouco de soro boiando em cima. O soro não me incomoda então eu deixo, mas quem preferir pode tirar. Daí é só inventar e adicionar mel, geléia, açúcar mascavo, frutas, ou até mesmo bater com frutas ou sucos. Eu li que o iogurte também pode substituir o leite em receitas, e deixa principalmente bolos mais fofinhos.

O iogurte deve ser conservado em geladeira, eu só não sei a validade. O meu já ficou por mais de 10 dias na boa. E você pode usar 1 copo desse seu iogurte para preparar a próxima leva. Assim fica bem barato, não?

E adivinhem quem adorou a novidade? O Rafa! Come um pote de sobremesa cheinho de iogurte misturado com geléia!


Editado em 26/07/2010 - Na última vez que fiz iogurte segui a recomendação do Denis de fazer com leite de saquinho, e realmente o iogurte ficou ainda melhor, mais cremoso! Valeu pela dica, Denis!

2 comentários:

Je disse...

Um dia eu ainda vou fazer essa receita......

Magnum Opus disse...

Não sei se é lenda mas qdo eu era pequeno meu pai fazia e segundo ele, com o leite de saquinho a receita ficava melhor...