27 junho, 2010

A verdade sobre as drogas

Quando eu criei esse blog a minha intenção principal era abrir os olhos das pessoas para atitudes erradas que são consideradas normais nos dias de hoje, e que a maioria das pessoas pratica. No meu primeiro post eu falei que as nossas atitudes sempre interferem no mundo e na sociedade, mas a maioria das pessoas não pensa assim. A maioria das pessoas costuma ter uma visão mais egoísta, mais centrada em si próprio. Assim é com as drogas.

Um sujeito que usa drogas, quaisquer que sejam, mesmo as mais leves, geralmente tem a visão de que está prejudicando apenas a si mesmo. De que é ele quem vai se dar mal com o vício, e que ninguém tem nada a ver com isso.

Então me desculpem a franqueza, mas não é bem assim. Um sujeito que usa drogas, por mais leves que sejam, e por mais eventual que seja o consumo, está me prejudicando também.

Em primeiro lugar, ele está tornando a droga "legal". Hoje em dia é muito comum ver pessoas fumando maconha na rua sem preocupação, porque afinal de contas quase todo mundo fuma... Assim, ninguém mais acha que usar drogas é uma atitude absurda.

Em segundo lugar, ele está alimentando o traficante, dando forças a ele, fazendo funcionar essa máquina que é o tráfico de drogas. Assim, o traficante fica sempre mais forte e no futuro vai querer seduzir os meus filhos também para o vício.

Além disso, o tráfico é responsável por uma enorme parcela da violência presente em nossa sociedade, e nada impede que algum dia alguém de quem eu gosto muito morra ou sofra por causa dessa violência.

Enfim, está tudo interligado, a minha vida depende da de vocês também.

A verdade é que se ninguém consumisse drogas o tráfico não existiria. Nem essa violência toda que o acompanha.

Só que ninguém pensa nisso na hora em que está na balada junto da galera. Nessas horas, o importante é se sentir "parte do grupo", é curtir. Só que essa curtição custa muito caro! E todos os consumidores de drogas são tão culpados quanto os traficantes!

Um comentário:

Silvia disse...

Concordo plenamente Dani.
Tenho um amigo que me contou como se fosse a maior vantagem fumar maconha na praia sem os policiais perceberem... Eu perguntei a ele: "o que será que a sua filhinha (3 anos) vai pensar disso daqui algum tempo?".
Ele disse: "um baseadinho não dá nada".(!)
Totalmente sem noção!