02 agosto, 2010

Criacionismo + Evolucionismo



Imagem: A Criação de Adão – Michelangelo Buonarroti, cerca de 1511.
Afresco, Capela Sistina, Vaticano.
Fonte: http://commons.wikimedia.org



Adão e Eva foram um dos projetos do (entediado) Criador. Ele criou primeiro Adão, o homem, esculpido do barro. E depois, como Adão tinha o paraíso só pra ele, tranquilo, com total domínio sobre o controle remoto (desculpem, não pude resistir), Deus resolveu criar a mulher, Eva, pra lhe fazer companhia (será que Deus perguntou pra Adão se ele queria alguma companhia além da amizade agradável dos bichinhos do Éden com os quais ele batia altos papos?).

E Ele ficava ali do alto, só olhando os dois se divertirem no paraíso! Eles corriam, nadavam, comiam as belas frutas, dormiam, entre outras coisas. Mas um dia Deus decidiu colocar suas puras alminhas à prova. Decretou que eles não comessem o fruto da macieira, pois era o fruto proibido (na verdade não era nada, no máximo eles iam comer a maçã e ficar com um embrulho no estômago se tivesse um bichinho dentro, mas ele queria ver se eles eram bem obedientes). E eles assim o fizeram, até o dia em que uma cobrinha safada que estava enrolada na macieira disse a Eva que aquela era a árvore da sabedoria, que se eles comessem a maçã iam ficar mais sábios do que Deus, e por isso Ele havia chamado a maçã de fruto proibido. Curiosa e obstinada como toda mulher, Eva não resistiu e ainda convenceu Adão para que provassem juntos do fruto proibido.

E Deus, lá do alto, viu que suas alminhas fizeram besteira. Haviam desobedecido as suas ordens, para ganharem sabedoria. Ah, é? Era sabedoria que eles queriam, então sabedoria eles iriam ter! Só que como todos sabem, ninguém consegue sabedoria do dia pra noite. Adquirir sabedoria envolve muito estudo, sofrimento, esforço, vivência. Então Deus os mandou aqui pra Terra, primeiro como plantas, bichos, depois como macacos, mais pra frente como gente, passando por vários tipos de provações, cada vez mais complexas, e evoluindo a cada dia.

Porque Ele não é mau. Ele colocou a gente aqui nesse planeta pra que a gente aprenda cada vez mais, e adquira cada vez mais sabedoria, e fique cada vez mais próximo dEle.

5 comentários:

Je disse...

É isso ai Dani...para evoluir você tem que se esforçar e sem esforço vem o sofrimento!
Não sei porque, mas lembrei daquela frase que diz mais ou menos assim : "Não sabendo que era impossível, foi lá e fez".

Pé Mimado disse...

A evolução, se fosse algo fácil, não teria sentido algum e nem teria graça!

"Evoluir é para os sábios, 'parar no tempo' é para os preguiçosos e conformados e regredir é para os ignorantes."

Magnum Opus disse...

Primeira consequência do conhecimento do mal... o famoso empurra-empurra. Deus perguntou pro Adão o que tinha rolado, daí ele falou que foi a muié que ele (Deus) fez que deu a frutinha pra ele e ele comeu. Daí Deus perguntou pra Eva e ela disse que foi a serpente disse que ela não morreria, que a enganou, blá blá blá...

Sabine disse...

É isso mesmo, Dani!
Muito bem ilustrada a historinha.
Deus provou que estar aqui por estar e conseguir as coisas fácil, não vale a pena.

Para se evoluir é preciso lutar.

Já pensou se tivéssemos tudo assim, fácil, nas nossas mãos? Que graça a vida teria? Seria tédio total!

Parabéns! Belo texto!

Beijo!

Silvia disse...

Dani,
vou usar este post para explicar a Criação para meus sobrinhos!
Mais uma interferência positiva sua na minha vida!
=)