20 setembro, 2010

Pais sem noção I

No meu último post, sobre educação, eu escrevi bem pouquinho sobre os pais das crianças. E depois eu pensei que poderia relatar aqui algumas sem-noçãozices (afe) que escuto por aí dos pais da criançada, normalmente em reuniões de escola ou palestras. Às vezes a gente acha que é só um ou outro que é sem noção, mas devagar vai vendo que são muitos, talvez a maioria. E de vez em quando vou aparecer aqui relatando essas sem-noçãozices (ui) pra vocês verem que eu não sou chata, a coisa é grave mesmo!

E já vai uma hoje:

O palestrante está dizendo que as crianças precisam aprender a lidar com sentimentos tristes, decepções, frustrações, etc. Que não devemos poupá-las desse tipo de sentimento, pois eles ajudam a construir o caráter da criança e a torná-las mais fortes para os problemas que surgirão na vida, como a morte de um parente querido, por exemplo.

E a mãe de uma amiguinha da Nina vira e me diz no dia seguinte:

- Puxa, sabe que eu estava pensando no que o palestrante falou ontem, sobre a criança aprender a lidar com os sentimentos... E cheguei à conclusão de que eu e meu marido fazemos muitas coisas erradas. Por exemplo, quando morre um peixinho do aquário das meninas, a gente disfarça, joga logo o corpo fora, não deixa as meninas verem o aquário, e no dia seguinte cedo meu marido vai comprar outro peixinho igual, pra elas não notarem que o peixe morreu. Acho que a gente tava exagerando, né?

Ôôôôôôô!

7 comentários:

Eliane Felisbino disse...

sem noção total.

pior que escutar algumas coisas é a gente ser a autora, as vezes, dou uns foras...

Pé Mimado disse...

Nossa, essa mãe vai ser responsável pela terapia intensiva que essa criança vai ter que fazer no futuro. Será que essa mãe não pensa que o filho vai sofrer muito mais?? Ela evita que ela sofra ao ver o peixinho morto, mas como ela vai fazer qdo a vovó falecer? "Vai comprar no dia seguinte uma outra igualzinha"??? Crendiospai!

É por essas e por outras que a gente deve prestar muito atenção nas nossas ações.

Beijos, Dani!

Bruno disse...

Isso me lembra umas história, Dani.

Uma vez, minha mãe jogou fora os peixes sem a gente ver e disse que eles foram nadar no rio Tietê. Aí meu irmão, que sempre foi o mais espertinho, reclamou:

— Eca, mas justo no Tietê, mãe?

Je disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Je disse...

Puxa vida, realmente a criança não vai aprender a lidar com as tristezas da vida né?
Uma pena....

Magnum Opus disse...

Aí Dani, vc pode fazer uns bicos de "Super Nanny", que tal hehe? Vc poderia ajudar esses pais sem noção a encontrar o caminho da noçãozice hehehe

Dri disse...

Veja só... sem noção mesmo!
Imagina se eu ia comprar um peixinho novo. Será que dão um jeitinho para as outras coisas da vida também???