02 dezembro, 2010

Um calendário diferente

Calendários servem pra gente contar a passagem do tempo, certo?

Na cultura alemã há um calendário especial, o Adventskalender, que é um calendário com dias apenas de 1º a 24 (ou 25) de dezembro, para que as crianças possam contar os dias que faltam até o natal. Muitas vezes esses calendários são caixinhas com janelinhas numeradas de 1 a 24, que a criança abre no respectivo dia e ganha uma surpresa (que pode ser um chocolatinho, um brinquedinho, ou um versinho natalino).

Aqui no Brasil existem umas versões em feltro, geralmente, que podem ser utilizados todos os anos, nos quais os pais colocam as surpresinhas.

Bom, nos anos anteriores a Marina geralmente ganhava um desses de chocolatinho. E ela adorava! A alegria toda manhã (praticamente logo após abrir os olhos) de abrir a janelinha do calendário e ver o que tem dentro é indescritível. Só que esse ano ela não ganhou um calendário desses. Então eu resolvi inovar e fazer uma coisa diferente, que fosse legal pra ela e pro Rafa.



Comprei algumas surpresinhas e chocolates, embrulhei 24 pacotinhos e pendurei num “calendário varal” no meio do quarto das crianças.



A Marina fez cartõezinhos dos dias (de 1 a 24) para colocarmos no nosso calendário, e pronto! Esse ano eles têm o calendário personalizado, e não quebramos a tradição. E hoje começou a brincadeira, ela abriu o primeiro pacotinho.




E pra brincar com vocês também, meus fiéis leitores, vou colocar aqui todo dia uma foto (meio mal tirada, mas tudo bem, hehe) do que as crianças vão abrir no dia, que tal? No próximo post vou colocar a foto do presente de hoje!

Só uma última consideração, eu acho essa brincadeira ótima, pois ensina a criança a aprender a esperar pelas coisas. As janelinhas dos calendários estão lá, à mão, ou os presentinhos, como esse ano, e a criança tem que controlar a ansiedade de abrir tudo de uma vez. E ao longo dos dias ela percebe que se ela souber esperar, todo dia ela vai ter um momento especial. Não é legal?

5 comentários:

Magnum Opus disse...

Nossa Dani como vc é uma mãe legal!! E eu não sabia da existência desse calendário...

Sabine disse...

Daniiiiiiiiiiiiiiiiii....

AMEI a sua idéia!
Comprei um calendário desses tradicionais de janelinha pro Nicholas mas do jeito que é desesperado quer abrir tudo de uma vez. Ah! ele não gosta de chocolates e como eles vem em formas diferentes (o de ontem era um trenzinho, o de hoje uma amêndoa) ele fica brincando... Dá pra imaginar a meleca, né?!rsrs

Beijos!

P.S: Estou lendo aos poucos os posts porque passei um tempinho sem aparecer por aqui...

Je disse...

Nossa Dani que bacana. Vc descobre cada coisa. Que divertido é ser um filho seu hahha.

Beso

Eliane Felisbino disse...

Concordo com a Marina:
Você é uma mãe muito dedicada.

Pé Mimado disse...

Sim, concordo com os nossos amigos! Vc é uma mãe super legal e divertida! Eu tb ia querer ser sua filha!!! hahahaha...
Amei essa ideia...deve ser uma delícia descobrir esses mimos até o Natal. Lindo, parabéns!