15 junho, 2010

Histórias da Daninha – O primeiro empréstimo

A Daninha estava na quarta série quando começou a ter aulas também à tarde na escola uma vez por semana (antes disso as aulas eram só de manhã). E surgiu um novo desafio na vida da pequena garota: almoçar na cantina. Foi bem difícil ela se habituar a comprar o almoço: enfrentar a fila, entender o esquema de comprar fichas, conferir o troco, gritar o que queria no meio de um monte de gente bem maior do que ela, chamar a atenção das moças, equilibrar a bandeja sem deixar nada cair, achar um lugar pra se sentar... Mas tudo isso é aprendizado, e pouco tempo depois ela já estava se virando.

Mas um dia aconteceu uma coisa terrível! A mãe da Daninha esqueceu de dar o dinheiro do almoço dela. Quando Daninha percebeu, já era hora do almoço e ela não tinha dinheiro. E estava com fome! O que fazer? A Daninha era a irmã mais velha, então não tinha um irmão mais velho que pudesse socorrê-la. Então ela pensou em ligar pra mãe e pedir que ela trouxesse o dinheiro. Foi até a secretaria, que era onde ela sabia que vendiam as fichas telefônicas (sim, naquela época não havia telefone celular). Ficou na fila para ser atendida e na sua vez, já quase chorando, olhando lá de baixo do balcão pra Dna. Marion, que era a secretária da escola, pediu:

- Será que a senhora poderia me emprestar uma ficha telefônica? Prometo que amanhã eu pago...

E a Dna. Marion, vendo que a menina quase chorava perguntou:

- Mas o que aconteceu, por que você precisa de uma ficha telefônica?

- É porque a minha mãe esqueceu de me dar o dinheiro do almoço, e eu quero ligar pra ela me trazer o dinheiro. Chuif!

E a Dna. Marion disse:

- Imagina, que você vai fazer sua mãe trazer o dinheiro até aqui; até lá o intervalo do almoço já acabou e você vai ficar sem comer. Toma aqui um dinheiro, almoça direitinho e amanhã você me devolve, tá?

A Daninha não podia acreditar naquilo. A Dna. Marion nem a conhecia, não sabia quem era a mãe dela, nem nada, e tirou dinheiro da própria bolsa pra emprestar pra ela! E se Daninha nunca mais aparecesse? E se nunca devolvesse o dinheiro? E nesse dia a Daninha aprendeu uma coisa muito importante: a confiança no próximo. Aprendeu a confiar nas pessoas e se fazer digna de confiança também. No dia seguinte bem cedo, antes da primeira aula, a primeira coisa que a Daninha fez foi ir à secretaria devolver o dinheiro da Dna. Marion. E ela nunca mais esqueceu do gesto generoso daquela senhora, que ainda viu se repetir inúmeras vezes em sua vida, de um estranho estender a mão, ajudar, se tornar o amigo do qual precisamos nas horas mais difíceis.

E você, algum dia já foi o anjo de algum desconhecido?

Nenhum comentário: