15 julho, 2010

Histórias da Daninha – Bichinhos de estimação

A Daninha quando criança sempre morou em casa. E ela tinha uma grande sorte de ter uma irmã que amava bichos (que mais tarde se tornou veterinária) e uma mãe muito boazinha que topava quase qualquer parada em relação a bichos de estimação.

Sendo assim, ao longo de sua infância, foram os seguintes bichinhos que a Daninha e seus irmãos tiveram:

- Cachorrinha Lili – uma vira-latas branquinha malhada e bem peludinha, linda, que era a grande companheira de brincadeiras e que teve filhotes 5 vezes, com 5 filhotes de cada vez. Uma verdadeira lição sobre gravidez, parto, cuidado com filhotes e desprendimento na hora de doar os filhotes já com 2 meses.
- Papagaio/Maritaca Loro – Um papagaio fajuto que a mãe da Daninha comprou por dó na feira. Ele era manso, mas só na feira, provavelmente tinham dopado o bichinho pra poder vender, pois depois ninguém nunca conseguiu fazer carinho ou pegar o bicho. Ele também nunca aprendeu a falar. Mas viveu bem, sempre solto no quintal, e ele nunca fugiu. O problema é que ele só comia banana!
- Porquinhos da índia – Tiveram dois ou três, que acabavam sempre sendo mortos pela Lili. Esses foram uma lição de que na natureza há caça e caçador.
- Coelhos Juli e Pelézinho – Foram muito amados!
- Pintinhos de feira de filhotes – 6 de uma vez. A mãe da Daninha resolveu levar os filhos dos vizinhos junto numa feira de filhotes, e antigamente nesse tipo de feira as crianças podiam levar um pintinho pra casa. Cada criança pegou um, mas os pais dos vizinhos não gostaram muito da idéia então sobrou pra mãe da Daninha ficar com todos eles. Eles foram adotados pela Lili, e corriam o dia todo atrás dela como se fosse a mãe deles, e se deitavam juntinho dela. Essa foi uma lição sobre o amor, pois os pintinhos a Lili nunca caçou. Acabou que quando eles já eram frangotes o gato de uma vizinha foi pegando um por um, até acabar com os seis!
- Codornas – 4. Quando os coelhos morreram a gaiola deles ficou vazia, então Daninha e seus irmãos convenceram a mãe a comprar codornas pra terem ovinhos!
- Tartaruguinhas aquáticas – Lolo e Teodoro – Essas tartaruguinhas foram muito mimadas! A mãe da Daninha sempre pesquisou sobre elas, o que elas gostavam de comer, como gostavam de viver, e elas ficavam de noite dentro de uma bacia com água e pedras e de dia ficavam num cercadinho com uma bacia enterrada como se fosse um laguinho, com espaço pra elas andarem, tomarem sol, caçarem insetos, e mergulharem na água quando queriam. Mesmo com tanto mimo de vez em quando eles fugiam do cercadinho. Até hoje os amigos da Daninha enchem a paciência dela dizendo que ela tinha tartarugas ninja, pois elas escalavam o cercadinho e caíam do outro lado pra poder fugir. É VERDADE!!! Uma vez o Lolo fugiu e sumiu por 1 mês, só foi encontrado no dia de cortar a grama do quintal. O Teodoro morreu logo, mas o Lolo ficou anos com a família, até que se mudaram para um apartamento onde ele tinha que ficar só na bacia, então todos resolveram que seria melhor doar ele pro zoológico de SP, onde ele viveu feliz para sempre.
- Periquitos – no começo eram 3, no final 18. Conforme a população foi crescendo o pai e a mãe da Daninha construíram um viveiro bem grande pra eles, que mais tarde foi desfeito por motivo de mudança.
- Hamsters – foram vários!
- Gerbils
- Calopsitas – Essas estão até hoje, tem 17 na casa da Dani (todas da irmã).
- Aquário com peixes
- Terrário com escargots (sim, é verdade, e eles eram mimados também)

Ufa! Esses foram os bichinhos com os quais a Daninha conviveu na infância (se não esqueci de mencionar algum). Não todos de uma só vez, é claro, mas todos passaram por sua vida e a ensinaram a ter respeito pela natureza e pela vida em si.

Foi ou não foi uma infância feliz?

2 comentários:

Je disse...

Nossa Dani, só sabia das Calopsitas (inclusive, um dia o Yuri tem q ir lá conhecer...). Qt bicho em?
Mas é legal poder conviver com todo tipo de bichinho!

Magnum Opus disse...

Nossa que bicharada hein Dani. Acho q vc ia curti os bichos do meu cunhado, um dragão barbudo e um hedhog.