26 agosto, 2010

O nome da rua...

Aqui no Brasil a grande maioria das ruas têm nome e sobrenome de gente. E acho que a gente já está tão acostumado, que nunca se pergunta, afinal de contas, quem foi a pessoa que deu nome à minha rua?

Em épocas de Google isso não é tão difícil de descobrir. Mesmo assim, não consegui nenhuma informação de quem foi o Dr. Eugênio Bertolli, que dá nome à rua onde eu moro. Então, fui buscar o nome da avenida do meu trabalho, a Av. Vicente Machado. E descobri que Vicente Machado da Silva Lima foi um "presidente" do estado do Paraná em 1893.

Segue um trecho da Wikipedia sobre ele:

"É de sua autoria a lei de nº 449, de 24 de março de 1902, equiparando os impostos de exportação de erva mate bruta aos da erva mate beneficiada. Levantou-se grande celeuma em torno dessa legislação, mas com o tempo se comprovou o acerto de medidas, embora o vozerio dos maldizentes. Numa das suas mensagens do Congresso Legislativo, declarou: "Não pode ser governo e nem abarca as responsabilidades da administração pública, quem se sentir esmagado pelo peso das suspeitas de que possa claudicar contra a honorabilidade administrativa, e que, pondo a mão na consciência, não possa vencê-las".
Quando na presidência do Paraná criou o primeiro banco comercial e o jardim de infância; arrendou a Estrada de Ferro do Paraná, mandou implantar a rede de esgoto e abastecimento d´água da capital; melhorou as condições de vida dos sentenciados; remodelou e difundiu o ensino; melhorou a viação; regulamentou o serviço de colonização, entre outras melhorias."



Bom, parece que o cara foi bacana, não é?

E você, conhece a história do nome da sua rua?

7 comentários:

Magnum Opus disse...

O Google me disse que o cara do nome da minha rua foi um médico pioneiro da eletroterapia, da radiologia e da radioterapia no Brasil. A ele se deve a aplicação prática, no Brasil, das descobertas de Roentgen e processos e equipamentos desenvolvidos com Madame Curie.

Je disse...

Não consegui saber quem era Nelson Ferreira...essa o google não sabia!!!!

Silvia disse...

Sempre achei que essa tal Edna Walderez Bassetti Habith (eita nome grande p/uma rua tão pequena) devia ser sogra de algum vereador que quis homenageá-la.
Mas, descobri que a tal senhora tem alguma coisa a ver com piano...
:o

Dani disse...

Puts, Je, também, que nome comum esse né?

Pé Mimado disse...

Bem, eu estou morando na Sete de Setembro...acho que ninguém precisa do Google, né?! =D

Beijos, Dani!

Dri disse...

Eu moro na Leôncio Correia... segundo o Google, foi um doutor e presidente da Liga Espírita do Brasil. Foi também político aqui no Estado. Não consegui pegar a data de início e final de vida, mas ele ficou por aqui até meados 1900.
Eu queria saber quem foi Nelson de Souza Pinto, rua da casa dos meus pais... seria parente do Mauro? der...
hehehe Bjo

Sabine disse...

Hum...
A rua onde morava tem um nome que na verdade foi dado pela região onde ela fic. O nome da rua, vista verde, não mente... não fossem os sobrados que construíram em frente à casa onde eu morava, ela ainda seria bem verde... o verde continua lá, só a vista foi bloqueada... parece mais de concreto! =s

Beijo pra todos!