24 agosto, 2010

Made in China

É, pessoal, preciso informar vocês de que já acabou o meu mês de promessa de atravessar sempre na faixa, e eu fiz direitinho! Perdi alguns ônibus e alguns faróis de pedestre por conta disso, mas evitei levar xingos e buzinadas. Valeu a pena! Depois disso eu já atravessei fora da faixa por duas vezes, e me senti mal... Engraçado, como a gente se acostuma! Então vou continuar atravessando na faixa sempre que for possível.

Mas agora eu quero me propor um novo desafio. Vou ficar um mês sem comprar ou consumir nada que tenha sido feito na China. Por quê? Só por isso:

- Os produtos chineses são bem mais baratos, mas como, se vêm de tão longe?
- É porque lá eles utilizam trabalho escravo.
- Lá eles utilizam trabalho infantil.
- Até trabalho escravo de doentes mentais já foi descoberto.
- Ah, mas quem trabalha ganha suuuper bem, em média R$ 1,30 por hora!
- E trabalha 6 dias por semana, e tem UMA SEMANA de férias por ano!
- Ah, e não tem seguro-desemprego.
- Nem tem encargos sociais.
- Muitos deles desmaiam de cansaço trabalhando, isso quando não se suicidam.
- A qualidade dos produtos é inferior aos nacionais.
- Eles produzem, produzem, produzem, e poluem, poluem, poluem.
- Comprando da China, desestimulamos a criação de empregos no Brasil, enfraquecemos a nossa indústria.

E são tantas outras coisas.. Quem quiser pesquisar mais, achei esse site interessante:

http://www.naocompredachina.org/

Então eu estou me comprometendo a não consumir nada que tenha vindo da China por 1 mês. Será que eu vou conseguir? Será que ainda vou encontrar produtos nacionais? Torçam por mim!

7 comentários:

Je disse...

Legal Dani, espero que vc consiga, porque quase tudo que compramos hj vem da China é incrível!

Magnum Opus disse...

Nossa Dani, boa sorte pra vc pq vai ser difícil ainda mais se vc resolver comprar algum produto eletrônico.

Dri disse...

Dani, acho que isso uma coisa complicada, mas também vou tentar fazer isso... bom exemplo!

Eliane Felisbino disse...

Dani,
Produtos da china são como vírus, já contaminaram tudo.

Sabine disse...

Verdade!
E o pior, exportam para o mundo inteiro! Ou seja, trabalham pelo mundo e não ganham nada em troca...

Boa iniciativa, legal seria se nunca mais precisássemos adquirir produtos "made in china" né?!

Vou tentar também... mas que é difícil, é!

Beijo...

Pé Mimado disse...

Concordo com vc, Dani! Depois da história do meu celular, eu tb tinha prometido pra mim mesma, que não compraria mais nada que viesse da China. Mas confesso que no começo do mês eu comprei um fone de ouvido. Não consegui resistir ao preço baixo, Dani...fui fraca!=(
Boa sorte pra vc, querida! Beijos.

Silvia disse...

Boa sorte Dani... te apóio!