07 outubro, 2010

Naturebando - o que já mudou!

Desde o começo do ano eu estou “naturebando”. Ando lendo e me informando e estou procurando mudar alguns hábitos da minha vida que com certeza não ajudam em nada. Não virei vegetariana, nem nada assim, mas devagarzinho estou mudando meu modo de viver e de interagir com o mundo, para o meu bem e para o bem dele. Então aqui vai a listinha (ainda pequena) do que já mudou:

- Eu não tomo mais sucos em pó, artificiais. Durante as refeições tomo sucos naturais, mas quando estou com preguiça tomo água mesmo, ou não tomo nada. E olha, que eu acostumei e acho bem bom! A necessidade de tomar algo doce durante as refeições era apenas um hábito, que eu consegui deixar de lado.

- Eu estou evitando tomar refrigerante. De vez em quando, em reuniões sociais, ainda tomo um pouco, mas é engraçado que quando eu tomo fico me sentindo mal, cheia. Acho que desacostumei. Ainda bem.

- Eu estou usando sacolas retornáveis para as pequenas compras e no dia-a-dia, evito ao máximo o uso de sacolinhas plásticas. Esse hábito foi difícil de conseguir, eu nunca me lembrava de andar com a sacola de tecido. Aí um dia coloquei a dita sacola na minha bolsa, e de vez em quando eu lembrava de dizer nos caixas das lojas que não era necessário sacola plástica. E devagarzinho foi indo, e agora já me acostumei tanto que já faz parte de mim lembrar de recusar as sacolinhas.

- Eu comecei a limpar meu rosto com óleo, e ainda adoro (tem post sobre isso aqui no blog)! Realmente não quero nunca mais voltar a lavar o rosto com sabonete e passar cremes e mais cremes.

- Também estou usando um “desodorante” natural que estou gostando muito. É uma mistura de amido de milho com bicarbonato de sódio, que tem funcionado bem melhor do que o meu antigo antitranspirante. Tudo bem que agora eu transpiro, mas isso é bem melhor do que as irritações que eu andava tendo nas axilas. Mas estou esperando pra testar a receita no verão, no calorzão, antes de indicar pra vocês aqui.

- Aprendi a fazer iogurte natural em casa e gostei muito! Estou cada vez colocando menos açúcar quando vou comer ele, e me acostumando ao gosto do iogurte natural mesmo.

- Não uso mais produtos com bactericidas (triclosan, também tem post sobre isso aqui no blog).

- Estou trazendo comida de casa para comer no trabalho, e o bom é que não enjoa nunca! Comidinha caseira é outra coisa!

- Quase não como mais no McDonald’s. E no final de semana passado eu comi, e não achei assim ooooohhhhhh, como eu achava antes. Consegui me livrar do vício, hehe!

- Aprendi a fazer tricô (o básico) e devagarinho estou aprendendo a costurar. Eu sempre achei que eu nunca ia conseguir isso, que eu sou uma desajeitada, mas que nada. Aprendi sim, e estou muito orgulhosa!

- Estou procurando adoçar meus alimentos com açúcar orgânico ou mascavo, ao invés do tradicional.

- Estou andando de ônibus, e, principalmente, andando até o ônibus, que é longe, hehe. Assim todo dia tenho que dar uma caminhadinha.


Bom, isso foi o que eu lembrei agora, mas deve ter mais mudanças, talvez algumas não tão fáceis de serem colocadas em palavras. O que importa é que eu estou me tornando uma pessoa mais consciente de mim, de minhas atitudes, e do mundo à minha volta. E isso é muito bom! Ainda tem bastante coisa pra mudar, como diminuir o tempo no banho, comer mais alimentos integrais, fazer alguma atividade física de verdade regularmente... Ih, são tantas coisas! Mas eu tenho certeza de que encontrei meu caminho pra mudança, que é um passo após o outro. Não adianta querer radicalizar um dia e acordar natureba, porque esses hábitos muitas vezes são difíceis de serem assimilados. Então o lance é ir devagar e sempre. E comemorar cada conquista, cada mudança.

9 comentários:

Pé Mimado disse...

Olha só! Eu sou natureba e nem tinha me dado conta disso...hahaha!
Eu amo sucos naturais. Nunca gostei dos sucos em pó...megaártificiais (sem falar que o Mauro já teve crise renal e isso auxilia na formação de pedras nos rins). Eu sempre carrego sacolas retornáveis. Tenho umas 6 em casa, para fazer o mercado e duas dentro da bolsa. Adoro cozinhar, adoro tricotar, adoro praticar esportes (o que eu vou voltar a fazer). Não compro refrigerantes, pois tb passo mal depois que tomo uma Coca-cola, por exemplo. Eu amo cremes hidratantes, isso eu não vou conseguir parar de usar, mas quando eu compro, sempre peço os que têm refis, assim eu colaboro com o meio-ambiente. Descobri que agora tem até refil para desodorante, o que eu ameei!!

Vamos lá, Dani...vamos ajudar o planeta!

Pé Mimado disse...

Errata: mega-artificiais! hehehe

Magnum Opus disse...

Parabéns Dani! Eu ainda estou longe de ser ecologica e naturalmente correto. Nas compras eu uso sacolinhas plásticas porque depois falta pra colocar nas cestas de lixo...

Je disse...

Ser natureba requer um grande esforço, mas pelo jeito vc tá de vento em polpa em Dani!
Até caminhando vc está heheh!
Eu tento usar menos sacolas possíveis nas compras no mercado, mas vc sabe que em alguns como o condor a sacolas já são "verdes"?

Algumas das coisas q vc falou eu já faço tb e a sua dica de limpar o rosto com o oleo já to seguindo um tempão...Do iogurte ainda não tive coragem de fazer, mas ta na milha lista de tentativas!

Q bom q vc foi lá observar o nosso almoço haha..

Sabine disse...

Olha só, quanta coisa já mudou, hein!?
Eu não digo que eu esteja virando natureba, mas certamente mudar alguns hábitos é fundamental para melhorar o ambiente em que a gente vive.
Aqui em casa não consumimos mais carne vermelha (troquei pela de Peru que é uma das carnes mais magras que existe, e rica em vitaminas), só consumimos mesmo quando vamos à casa de alguém e lá tem a tal carninha vermelha (também não é bom abolir porque a carne vermelha, apesar de calórica, é rica em proteínas).
Outra coisa que já fizemos aqui em casa foi substituir alguns alimentos pelos integrais: farinha, arroz, macarrão. E assim vai, aos poucos vamos mudando nossos hábitos pra melhor.
Espero, assim como você, conseguir ainda mudar muitos aqui! =)

P.S: Não corremos o risco de consumir suquinhos artificiais em pó aqui, não existem!!!

Eliane Felisbino disse...

Tive muita sorte na minha educação familiar, meu pai tinha aversão a sucos artificiais e a uma série de produtos que tinham química (como enlatados). O problema é que quando fui pra cidade grande, me perdi.

Dri disse...

Eita, eu até q. me considero natureba... tb não tomo suco em pó, não tenho em casa. Só os de caixinha, mas tenho preferido isotônicos devido à gravidez. Mas lembrando de antes dos enjoos... sabe, eu andava tomando muuuuita água. Comida então... bah, muita salada, legumes e verduras.
Prefiro ir para o tabralho e voltar à pé... pq. eu posso.
É... sabe que não é tão difícil assim não...
Dani, saqui a pouco vc tá praticando yoga hehehe

Bruno disse...

Ei, Dani, estpu com você nessa. Também estou me naturebando (e carregando minha noiva junto, haha)

Engraçado esse negócio do refrigerante, né? Tomei um gole de Coca outro dia e passei o dia inteiro estufado... o_O

Unknown disse...

Amiga,
As suas dicas são maravilhosas e também estou mais natureba!
beijos, saudades